Pagamento de salários e benefícios atrasados já estão sendo normalizados
A Empresa União, terceirizada pela Prefeitura de Campinas para a limpeza das escolas municipais e creches da cidades, enviou nesta terça-feira (18) um comunicado às funcionárias, anunciando que vai reincindir o contrato com as 300 faxineiras que realizavam o serviço.Segundo a empresa, a questão trabalhista em relação ao atraso salarial já está sendo resolvida e todos os pagamentos devem ser feitos até o final da tarde desta quarta-feira (19).
As faxineiras entraram em greve há nove dias e algumas escolas continuam sem aula nesta quarta. A equipe de produção da EPTV entrou em contato com as instituições de ensino e verificou que 17 creches estão fechadas e outras três decidem nesta tarde se vão abrir com a ajuda de voluntários. O balanço oficial será divulgado à tarde pela Secretaria Municipal de Educação.
O representante do Sindicato da Limpeza da Campinas, Luciano Marcos da Silva, disse que vai tentar negociar para que as profissionais sejam recontratadas pela nova empresa, que será escolhida pela administração municipal.
A prefeitura aguarda o prazo legal até sexta-feira (21) para publicar no Diário Oficial do Municipio o decreto do prefeito Hélio de Oliveira Santos, confirmando o fim do contrato com a empresa União, mas informou que vai agilizar o processo de contratação de uma nova empresa de limpeza. O prazo de cinco dias úteis diz respeito ao período em que a União poderia recorrer da posição jurídica da Administração em romper o contrato sob multa.
A administração já entrou em contato com outras empresas que também manifestaram interesse no processo de licitação. A segunda colocada recusou a proposta e a terceira ainda não deu uma resposta.
No período entre a demissão das faxineiras e a contratação da nova empresa os alunos podem ficar sem aulas, já que não haverá profissionais que façam a limpeza das escolas e creches.
Nenhum comentário:
Postar um comentário