quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Prefeitura planeja instalar 100 pontos de distribuição de camisinhas

Quatro máquinas estão instaladas na região central e equipamentos serão reabastecidos

25/01/2011 - 15:46
Especial para EPTV.com - Felipe Souza
Alterar o tamanho da letra A-A+
A Prefeitura de Campinas deve instalar cem "máquinas" de distribuição gratuita de camisinhas pela cidade até o fim de fevereiro. A intenção é conscientizar as pessoas sobre a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e distribuir camisinhas em pontos alternativos. Até agora, os preservativos eram distribuídos apenas em centros de saúde. Quatro equipamentos já estão em funcionamento na cidade.
As máquinas, ou displays, são feitas de acrílico e são instalados em banheiros comerciais para que eles sejam visíveis e evite constrangimentos, explica a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Cláudia Barros. Eles possuem um suporte para cartaz, onde textos são colocados para orientar a população sobre a prevenção de DST. Os cartazes serão tematizados nas datas específicas mais importantes, como o Carnaval.

As quatro primeiras máquinas estão instaladas no Café Regina e Nosso Bar, ambos na Rua Barão de Jaguara, Bis Lanches e na Praça Bento Quirino. O projeto já negocia mais três pontos de distribuição em restaurantes do Cambuí e outros sete no Jardim Nova América e região Sul da cidade. Os pontos serão instalados em locais onde há grande concentração de pessoas e a população é mais vulnerável.
Recarga
Os pontos vão ser reabastecidos de acordo com o local onde foi instalado. A base do projeto é feita em parceria com os estabelecimentos participantes. Os displays são permanentes e a cada três meses vai ser feito um questionário aos responsáveis pelos locais. As respostas servirão de base para as adaptações e melhorias necessárias, de acordo com a aceitação e dificuldades do público.
Teste rápido de HIV
Outra medida para conscientizar as pessoas sobre a prevenção da Aids é o teste rápido de HIV, que dura 15 minutos e pode ser feito no centro de referência do programa e no Centro de Testagem e Aconselhamento do Hospital Ouro Verde - o endereço é Avenida Rui Rodrigues, 3.434, das 8h às 19h. O resultado é divulgado apenas para a pessoa que fez o exame, numa sala, e mantido em sigilo, seja o resultado positivo ou negativo. O exame também pode ser feito em qualquer centro de saúde da cidade, mas demora 15 dias para ficar pronto.
O Centro de Referência do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids fica na Rua Regente Feijó, 637, Centro. O horário para exames é das 9h às 18h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário