sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Saúde confirma segunda morte por leptospirose na cidade

Doença é causada por bactéria presente na urina de roedores

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou a segunda morte por leptospirose na cidade este ano. A vítima é um homem de 56 anos que faleceu no dia 21 de janeiro e era morador da região Sul do município. A primeira vítima foi um morador da região Norte de 30 anos, que morreu no dia 18 do mês passado.
A leptospirose é uma doença causada pela bactéria leptospira presente na urina dos ratos, ratazanas e camundongos, presente na água das enchentes, lama e esgoto. É preciso tomar cuidado porque a transmissão acontece pelo contato com a pele ou mucosas.
Sintomas
Febre, dor de cabeça e pelo corpo. Essas dores acontecem especialmente na panturrilha. O paciente também pode ter vômitos, diarréia e tosse. Em casos mais graves, ocorre o amarelamento da pele e dos olhos. Os sintomas costumam aparecer uma ou duas semanas depois da exposição à situação de risco. Ao identificar o sintoma vá ao médico e não tome remédio por conta própria.
Cuidados com a leptospirose
Evite o contato com a água e a lama das enchentes ou esgoto.
Impeça que crianças nadem ou brinquem nesses locais que podem estar contaminados com a urina de roedores.
• Após as águas baixarem, retire a lama e desinfete o local. Devem-se lavar pisos, paredes e bancadas, desinfetando com água sanitária. Use duas xícaras de chá (400ml) do produto em um balde de 20 litros de água, e deixe agir por 15 minutos. Só depois disso, faça a limpeza.
• Pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulho e esgoto devem usar botas e luvas de borracha para evitar o contato da pele com a água e lama contaminados (se isto não for possível, usar plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés).
• Para evitar a presença de roedores, deve-se manter os alimentos guardados em recipientes bem fechados, resistentes e distantes do chão; manter a cozinha limpa e sem restos de alimentos; retirar as sobras de alimento ou ração dos animais domésticos antes de anoitecer; evitar o acúmulo de entulhos e objetos sem uso no quintal e dentro da cozinha; manter os terrenos baldios e margens dos rios limpos e capinados; guardar o lixo em sacos plásticos bem fechados e em locais altos até a coleta ocorrer.
Fonte: Ministério da Saúde
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário