Concurso de cosplay é uma das atrações da 6ª Otaku no Nipo que ocorre neste fim de semana
Famoso jogo que virou anime e invadiu o ocidente nos anos 1990, Pokémon é o tema da 6ª edição da Otaku no Nipo, feira que reúne diversos elementos ligados à cultura japonesa e que neste fim de semana traz para Campinas uma série de atividades que inclui campeonato de games, palestras, concurso de bandas e cosplay, praça de alimentação com comidas típicas, feira de artigos voltados para anime, apresentações de danças e artes marciais, entre outras atrações. O evento que começou com cinco amigos que se reuniam para assistir vídeos de anime, evoluiu para um encontro de 200 pessoas com o auxílio da Internet e no ano passado recebeu cerca de 2,5 mil pagantes.Segundo Fernando Foster, um dos organizadores, entre as novidades dos jogos que estarão à disposição dos visitantes nesta edição está o Marvel X Capcon III, recém lançado nos EUA, além de destaques como o Just Dance, da Nintendo, fliperamas e jogos de Atari, Master System e Mega Drive, entre outros. Equipamentos como o Kinect, da Microsoft e o PS Move também estão entre as atrações da feira.
Fanática por vídeo games desde criança, Jéssica Moreira Rocha Campos, coordena o concurso de cosplay durante os encontros. A estudante de 23 anos se interessou pela prática desde que viu os filmes que retratam a saga do bruxo Harry Potter e a trilogia de Senhor dos Anéis e leva a sério a caracterização dos personagens, que já rendeu a ela e um amigo uma viagem para o Japão, onde os dois venceram o campeonato mundial de cosplay (World Cosplay Summit) de 2008 na categoria duplas com fantasias baseadas nos personagens do anime Burst Angels.
Jéssica Pandy, como é conhecida entre os admiradores do cosplay, seleciona os personagens a partir da identificação. “Eu procuro escolher personagens que tenham algo que eu admire ou que possuam características parecidas com a minha personalidade. A semelhança física também ajuda na hora de encarar o desafio de trazer vida a um personagem.” A partir dessa análise, Pandy avalia quais serão as suas próximas caracterizações, trabalho que leva em média três meses de planejamento. “É algo que gasta tempo e dinheiro”, conta a estudante que costuma confeccionar as roupas em Campinas e importar acessórios como lentes de contato coloridas e perucas para compor as fantasias.
No evento deste fim de semana, ela pretende usar as roupas de Harry Potter, que usou na estreia do filme, e de Dafne, uma das personagens do desenho Scooby Doo.
A feira conta ainda com uma gincana baseada no desenho Pokémon, tema escolhido pelo público para esta edição da feira. Durante os dois dias do evento, os visitantes que participarem da caça ao tesouro concorrem a prêmios relacionados à obra de Satoshi Tajiri, considerada uma das animações mais vistas pelo mundo.
Outra curiosidade entre as atrações é uma palestra com a gerente de testes Nádia Fornaro, de 23 anos, que no sábado apresenta um panorama da história dos videogames, desde os primeiros consoles até os dias atuais. No domingo, o assunto abordado pela garota maníaca em vídeos games é o preconceito contra as mulheres no meio. “A minha intenção é quebrar esse tabu de que mulher não entende de vídeo game. Muitos jogos têm seus personagens principais inspirados em mulheres. O Assassin’s Creed, por exemplo, tem uma mulher na equipe de desenvolvimento”, afirma Nádia, que joga desde os 5 anos e dedica em média quatro horas por dia à sua grande paixão.
Serviço:
O quê: Otaku no Nipo
Quando: Sábado (19) e Domingo (20), das 11h às 20h
Onde: Instituto Cultural Nipo Brasileiro de Campinas
Rua Camargo Paes, 118 – Guanabara
Preços: De R$ 10 a R$ 13
Informações: www.otakunonipo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário